Portugal Continental é classificado como um território da Zona Temperada, abrangido pelo Clima de tipo Mediterrânico, contudo, existem variações importantes no território, de Norte a Sul, do Litoral ao Interior.
Com características puramente de Clima Mediterrânico classifica-se a região a sul do Tejo (Alentejo e Algarve), com um Verão quente e seco e um Inverno suave e de fraca precipitação.
O litoral Norte, influênciado pela proximidade ao Oceano Atlântico, é mais húmido e essa humidade suaviza a temperatura ao longo do ano ao mesmo tempo que traz maiores valores de precipitação - diz-se um Clima Temperado Mediterrânico com influência marítima.
O interior Norte, "defendido" dos ventos húmidos por uma série de elevações (montanhas) é mais seco. A menor húmidade leva a que as temperaturas sejam mais rigorosas - elevadas no Verão e muito baixas no Inverno. Nestas regiões de Trás-os-Montes, Beira Interior e Beira Baixa, falamos de um tipo de clima Mediterrânico com influência continental.
Na análise dos dois mapas (de precipitação e de temperatura) podes observar que estes contrastes que acabam por dividir o país em 3 são bem claros pelas diferenças que existem nestes dois elementos retratados nos mapas.
Por fim, nas áreas de maior altitude, como é o caso da Serra da Estrela (1993 metros) encontramos um clima com as características do Clima de Altitude ou Montanha.
Sem comentários:
Enviar um comentário