1. Nesta resposta terias que mencionar quatro características dos dois tipos de agricultura (tradicional e moderna). Poderias falar das técnicas e dos instrumentos utilizados, rudimentares e manuais na agricultura tradicional e mecânicos, como o tractor, na agricultura moderna. Na tradicional temos um regime de policultura, contrariamente à moderna onde predomina a monocultura. As quantidades de produto obtido, o rendimento, o destino da produção, etc. seriam algumas das outras características que estariam correctas.
2. A policultura (cultivo de várias espécies vegetais em simultâneo) é uma opção da agricultura tradicional justificada pelo proncipal destino da produção ser o consumo do próprio agricultor e da sua família, daí a vantagem em cultivar várias espécies, afim de ter maior variedade à própria mesa e assim não necessitar de adquirir fora muitos alimentos que nascem da terra.
3. A produtividade é a relação entre o trabalho efectuado e a quantidade de produtos que se obtem. Assim, na agricultura moderna, o uso de várias máquinas (mecanização) e de fertilizantes químicos acelera e aumenta os produtos conseguidos, ou seja, com menos trabalhos produz-se mais.
4. Poderiam ser apontadas várias, que podes consultar na pág. 146, apenas refiro 4: a população agrícola encontra-se muito envelhecida e com poucos conhecimentos profissionais; são ainda as técnicas tradicionais que existem na maior parte das áreas agricolas, o tractor ou mesmo os sistemas de rega não são utilizados; os solos em Portugal não são os mais adequados para a agricultura, são pobres em nutrientes, muito secos no sul e demasiado pedregosos no norte; a maior parte dos agricultores não tem capacidade financeira para investir na modernização e aperfeiçoamento da actividade...
5. Agricultura Biológica é um tipo de agricultura moderna, apoiada pela investigação e conhecimento científico, preocupada com a qualidade dos produtos obtidos mais do que com a quantidade. Regeita totalmente o uso de químicos, tanto fertilizantes como pesticidas, preferindo adoptar técnicas naturais como a adubação com estrume ou o combate às pragas com outras plantas ou animais (ver o caso das moscas na Madeira).
6. Pela análise do gráfico este tipo de agricultura é bastante recente em Portugal. Aparecendo há cerca de 15 anos tem registado uma evolução favorável, registando-se um aumento das áreas agrícolas destinadas à agricultura biológica, principalmente no Alentejo e na Beira Interior. Em 2004 verifica-se um grande aumento na região do Oeste. Este aumento reflete uma preocupação mundial com a qualidade dos alimentos e com a preservação dos recursos, principalmente do solo e da água.
7. Alentejo.
Sem comentários:
Enviar um comentário