sábado, 9 de janeiro de 2010

Os Tipos de Transporte [9º ano]

Falar de automóveis, autocarros, barcos ou aviões, não será algo que desconheças por completo, bem pelo contrário. A necessidade do Homem se movimentar/deslocar obrigou ao desenvolvimento de um conjunto de infra-estuturas (contruções), como estradas, caminhos-de-ferro, aeroportos, etc., assim como ao aparecimento de modernos meios de transporte.
No Mundo podemos facilmente identificar o grau de Desenvolvimento de um país ou região pela sua Rede de Transportes. Desta forma, um país rico (Desenvolvido) possui um grande número de vias de comunicação, com muitos quilómentros e de boa qualidade, formando uma Rede compacta, em que se cruzam várias estradas, linhas férreas, linhas aéreas e mesmo rios e canais navegáveis (quase parecento uma rede de pesca ou uma teia). Já os países mais pobres, ditos "em vias de Desenvolvimento" não possuem uma rede de tranportes organizada e muito menos de qualidade. Nestes países tudo se resume a um reduzido número de estradas de "terra batida" sem qualquer sinalização ou segurança, onde a própria circulação de trânsito não tem regras.
No que respeita aos Tipos de Transporte, podemos agrupa-los em 4 grupos: Terrestres, Aéreos, Aquáticos e em Condutas.
Os transportes Terrestres, mais nossos conhecidos, dividem-se em rodoviários (que circulam em estrada) e ferroviários (que utilizam um ferrocarril). Podes tentar fazer uma lista daqueles que conheces!
Os Aéreos circulam no ar, como o nome sugere, são disso exemplo o avião e o helicoptero, mas há outros.
Na água navegam os Aquáticos, que podem ser de rio (Fluviais) ou oceânicos (Marítimos), estes últimos são normailmente maiores e mais resistentes.
Por fim, existem as Condutas, como os Oleoductos e os Gasoductos, utilizados para transportar petróleo e gás, respectivamente. Também podes considerar a canalização de água de tua casa como um meio de transporte!
Utilizar um determinado Tipo de Transporte tem vantagens, mas também inconvenientes, analisa os quadros seguintes:

Sem comentários:

Enviar um comentário