domingo, 26 de abril de 2009

Grandes Fluxos Migratórios [8.º ano]

Desde sempre que as migrações estão presentes na vida do Homem. Todos os dias e a cada momento há pessoas a deslocarem-se, temporária ou definitivamente, por motivos laborais ou turísticos, voluntaria ou de forma forçada. Mas, na História das Migrações existiram 4 grandes movimentos de pessoas, como podes ver no mapa.
[clica no mapa para ampliar]

terça-feira, 21 de abril de 2009

A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA [9.º Ano]
Como já sabes a poluição é uma alteração da estrutura ou composição de uma ambiente natural, como por exemplo a Hidrosfera ou a Atmosfera. Esta última é composta por vários gases, divididos pelas 5 camadas, desde o Azoto ao Oxigénio. Normalmente, quando falamos em poluição da Atmosfera, referimo-nos a alterações efectuadas em consequência de actividades humanas, emque há o aumento da concentração de um certo gás (exemplo: o CO2 - dióxido de carbono), emitido em grande quantidade por várias actividades humanas. O facto de aumentar a quantidade de CO2 na Atmosfera é prejudicial, logo chama-se a esta alteração POLUIÇÃO. Também a diminuição de um gás na Atmosfera pode ser chamada de poluição. Vê o exemplo do Ozono (O3).

Consequências da Poluição Atmosférica
Alterar a concentração e a quantidade de determinados gases atmosféricos pode trazer alterações ao equilibrio natural do Planeta. Um desses exemplos é o AUMENTO DO EFEITO DE ESTUFA, em que a existência de maiores quantidades de gases de efeito de estufa impede a perda de calor da Terra, o que eleva as temperaturas. Este problema gera outro - O AQUECIMENTO GLOBAL.

clica na imagens para ampliar.

Certos gases, como o Metano, os CFC's e o CO2, libertados para a atmosfera em grandes quantidades têm provocado outro grave problema, o "BURACO" DO OZONO ou a diminuição da quantidade de Ozono Estratosférico. Como te deves lembrar, na Atmosfera, o Ozono tem a função vital de absorver a radiação Ultra-violeta, que é prejudicial para a Biosfera. Com menos quantidade de Ozono ou sem ele a VIDA está ameçada de morte.

Quando os gases poluentes se concentram na baixa atmosfera geram, por vezes, uma cortina de fumo, parecida com nevoeiro, mas neste caso não é de vapor de água. Este fenómeno é chamado SMOG.
Por vezes os poluentes atmosféricos misturam-se com a água (H2O) e ocorre uma reação química. Vejamos o caso do dióxido de enxofre que junto com o H2O dá origem ao ácido sulfúrico. Este ácido pode precipitar-se na superfície na chuva, dando-se o fenómeno chamado CHUVAS ÁCIDAS.

Lembra-te de algo muito importante os fenómenos de poluição têm consequências em todo o planeta, mesmo que ocorram do outro lado do Mundo.
Lê também os artigos do dia 17 de Abril para SABER +

segunda-feira, 20 de abril de 2009

CAUSAS DAS MIGRAÇÕES [8.º ano]


As migrações humanas podem ter várias causas ou motivos.
Económicas - quando os migrantes o fazem em busca de emprego, de melhor salário ou procurando melhores condições de vida
Naturais - a ocorrência de um sismo, uma inundação, uma erupção vulcânica, uma seca ou inundação, pode levar a que várias pessoas migrem (refugiados)
Bélicas - quando um conflito armado ou uma guerra acontece são várias as pessoas que, fugindo aos confrontos, fogem para áreas mais seguras.
Turísticas e Culturais - para conhecer novos locais, para descansar ou simplesmente para fugir à rutina do dia-a-dia muitos migram temporariamente para vários pontos do Mundo.
Religiosas - por vezes as religiões são motivos de confrontos que afugentam as populações, outras vezes voluntariamente muitos deslocam-se até locais de interesse religioso (Fátima, Santiago de Compostela, Meca...) movidos pela sua fé.
Políticas - diferenças de pensamento ou de ideologia, num regime político de pouca liberdade, pode levar a presiguições e a fugas desses países.
Étnicas - muitas pessoas não são aceites na sociedade simplesmente porque são diferentes, são excluidos, mal tratados e mesmo expulsos.
As migrações e a Distribuição da População [8.º ano]

As migrações podem ser classificadas de diferentes formas, tendo em conta o espaço ou área em que ela oorre, a sua duração, etc.
ESPAÇO: Interna ou Externa (as externas podem ser Intracontinentais - realizadas dentro do mesmo continente e as Intercontinentais - entre países de diferentes continentes)
DURAÇÃO: Temporárias ou Definitivas

A migração Definitiva pode ser ainda Emigração (saída de um país...) ou Imigração (entrada num país...). Caso ocorram internamente temos o Êxodo-Rural (saída das áreas rurais para as cidades) e o Êxodo-Urbano (saída da cidade para o campo).

As migrações temporárias podem ser Pendulares, Sazonais, Laborais ou Formativas, Turísticas, Diárias, Semanais, etc.

domingo, 19 de abril de 2009

Dia da Europa (9 de Maio)
Freude, schöner Götterfunken
Tochter aus Elysium,
Wir betreten feuertrunken,
Himmlische, dein Heiligtum!
Deine Zauber binden wieder
Was die Mode streng geteilt;
Alle Menschen werden Brüder,
Wo dein sanfter Flügel weilt.


Poderás ouvir a versão com letra do Hino à Alegria no seguinte sítio:
http://www.youtube.com/watch?v=sqtZ_c3cyhE&feature=related

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Actividades Humanas & Poluição [9.º ano]
São várias as acividades desenvolvidas pelo Homem que provocam alterações no Meio Ambiente.

Meios de Transporte: libertam gases poluentes, como o dióxido de carbono e o dióxido de enxofre (muitos com efeito de estufa); ruido; ocupam o solo; gastam recursos naturais (combustíveis) e geram resíduos como socata.
Grandes Concetrações Humanas: Ocupação dos solos (prédios, estradas...); destruição de florestas e áreas naturais; criação de resíduos (lixo); consumo elevado de energia e recuros naturais (água...)

Indústria: utilização/consumo de energia muita dela com origem na Natureza; libertação de gases e líquidos poluentes; ocupação do solo; produção de resíduos (alguns deles perigosos).
Agricultura: uso intensivo dos solos (que leva ao seu desgaste); utilização de químicos para combater pragas e aumentar a fertilidade (estes contaminam o solo e a água); desfloretação de grandes áreas para praticar a agricultura e a criação de animais; realização de queimadas que muitas vezes dão origem a incêndios.
O Ambiente e a Sociedade [9.º ano]

O Meio Ambiente e a relação que o Homem estabelece com ele é o tema para o 9.º ano, neste 3.º período.
O Ser Humano é parte integrante do sistema terrestre, encontra-se entre os vários seres vivos que constituem a BIOSFERA. Acreditando que não existem seres "extraterrestres" a Terra é o único planeta do sistema solar que é habitado por seres vivos. Isto acontece graças às características da ATMOSFERA, da HIDROSFERA e da LITOSFERA.
Mas, ao longo da sua existência na Terra, são muitas as alterações ao Meio Ambiente que o Homem tem realizado - umas boas e outras "nem por isso"!
Muitas são as acções ou actividades do Homem que provocam alterações no Meio Ambiente, algumas delas muito prejudiciais. Estamos a falar da POLUIÇÃO.
Vejamos os exemplo dos incêndios (criminosos), dos meios de transporte e da indústria. Nestes três casos é a Atmosfera aquela que é mais prejudicada, pois nos três casos são libertados e enviados para lá gases poluentes, como é caso do dióxido de carbono (CO2). O CO2 já existe naturalmente na Atmosfera, o problema é alterar a quantidade e a concentração do mesmo, isso coloca em perígo o equilibrio do sistema natural, o que gera graves PROBLEMAS AMBIENTAIS, para o Homem e para todos os seres vivos.
Além da Atmosfera, também a Litosfera e a Hidrosfera podem sofrer estes três exemplos de alterações ao meio/poluição. No caso dos incêndios, estes destroem a cobertura vegetal que protege o solo, deixando-o mais exposto aos agentes erosivos. Os transportes e a indústria além de ocuparem espaço à superfície da Terra emitem gases e libertam químicos que se podem misturar na água.