domingo, 26 de abril de 2009
terça-feira, 21 de abril de 2009
Como já sabes a poluição é uma alteração da estrutura ou composição de uma ambiente natural, como por exemplo a Hidrosfera ou a Atmosfera. Esta última é composta por vários gases, divididos pelas 5 camadas, desde o Azoto ao Oxigénio. Normalmente, quando falamos em poluição da Atmosfera, referimo-nos a alterações efectuadas em consequência de actividades humanas, emque há o aumento da concentração de um certo gás (exemplo: o CO2 - dióxido de carbono), emitido em grande quantidade por várias actividades humanas. O facto de aumentar a quantidade de CO2 na Atmosfera é prejudicial, logo chama-se a esta alteração POLUIÇÃO. Também a diminuição de um gás na Atmosfera pode ser chamada de poluição. Vê o exemplo do Ozono (O3).
clica na imagens para ampliar.
Certos gases, como o Metano, os CFC's e o CO2, libertados para a atmosfera em grandes quantidades têm provocado outro grave problema, o "BURACO" DO OZONO ou a diminuição da quantidade de Ozono Estratosférico. Como te deves lembrar, na Atmosfera, o Ozono tem a função vital de absorver a radiação Ultra-violeta, que é prejudicial para a Biosfera. Com menos quantidade de Ozono ou sem ele a VIDA está ameçada de morte.
Por vezes os poluentes atmosféricos misturam-se com a água (H2O) e ocorre uma reação química. Vejamos o caso do dióxido de enxofre que junto com o H2O dá origem ao ácido sulfúrico. Este ácido pode precipitar-se na superfície na chuva, dando-se o fenómeno chamado CHUVAS ÁCIDAS.
segunda-feira, 20 de abril de 2009
A migração Definitiva pode ser ainda Emigração (saída de um país...) ou Imigração (entrada num país...). Caso ocorram internamente temos o Êxodo-Rural (saída das áreas rurais para as cidades) e o Êxodo-Urbano (saída da cidade para o campo).
As migrações temporárias podem ser Pendulares, Sazonais, Laborais ou Formativas, Turísticas, Diárias, Semanais, etc.
domingo, 19 de abril de 2009
Freude, schöner Götterfunken
Tochter aus Elysium,
Wir betreten feuertrunken,
Himmlische, dein Heiligtum!
Deine Zauber binden wieder
Was die Mode streng geteilt;
Alle Menschen werden Brüder,
Wo dein sanfter Flügel weilt.
Poderás ouvir a versão com letra do Hino à Alegria no seguinte sítio:
http://www.youtube.com/watch?v=sqtZ_c3cyhE&feature=related
sexta-feira, 17 de abril de 2009
São várias as acividades desenvolvidas pelo Homem que provocam alterações no Meio Ambiente.
Meios de Transporte: libertam gases poluentes, como o dióxido de carbono e o dióxido de enxofre (muitos com efeito de estufa); ruido; ocupam o solo; gastam recursos naturais (combustíveis) e geram resíduos como socata.
Grandes Concetrações Humanas: Ocupação dos solos (prédios, estradas...); destruição de florestas e áreas naturais; criação de resíduos (lixo); consumo elevado de energia e recuros naturais (água...)
Indústria: utilização/consumo de energia muita dela com origem na Natureza; libertação de gases e líquidos poluentes; ocupação do solo; produção de resíduos (alguns deles perigosos).
Agricultura: uso intensivo dos solos (que leva ao seu desgaste); utilização de químicos para combater pragas e aumentar a fertilidade (estes contaminam o solo e a água); desfloretação de grandes áreas para praticar a agricultura e a criação de animais; realização de queimadas que muitas vezes dão origem a incêndios.
Além da Atmosfera, também a Litosfera e a Hidrosfera podem sofrer estes três exemplos de alterações ao meio/poluição. No caso dos incêndios, estes destroem a cobertura vegetal que protege o solo, deixando-o mais exposto aos agentes erosivos. Os transportes e a indústria além de ocuparem espaço à superfície da Terra emitem gases e libertam químicos que se podem misturar na água.