terça-feira, 10 de março de 2009



Tema: A interdependência entre espaços - 9.º ano
  • Distinguir Balança Comercial de Balança de Pagamentos (pág. 54 e 55)
  • Tipo de trocas comerciais e produtos comercializados Comércio Internacional entre P.D. e P.V.D. (pág. 56 e 57)
  • O porquê da dependência económica dos Países em vias de desenvolvimento dos países desenvolvidos (pág. 58 e 59)
  • O termo de troca e a sua degradação (pág. 60 e 61)
  • Causas para o Subdesenvolvimento (pág. 62 e 63)

  • Características dos países subdesenvolvidos (pág. 64 e 65)

  • Entraves/Obstáculos ao Desenvolvimento e a Pobreza (pág. 66 e 67)
  • O porquê do recuar no grau de desenvolvimento em alguns países (pág. 68)
  • O que conduz ao aumento no desenvolvimento (pág. 70 e 71)
  • O problema da Alimentação e das Doenças e possíveis soluções (pág. 72 a 75)
  • Como combater o subdesenvolvimento (pág. 78 e 79)
  • Organizações e Ajuda internacional (pág. 80)
  • Obstáculos à ajuda (pág. 81)
  • Ter uma opinião pessoal, mas fundamentada, sobre o problema da desigualdade de desenvolvimento no Mundo.

Bom estudo para o teste!

terça-feira, 3 de março de 2009

A Europa e a União Europeia

Agora os alunos do 7.º ano já podem aprender a "matéria" da Europa e da União Europeia de forma divertida. Basta irem aos links do SABER + (do lado direito) e clicar nos vários jogos e páginas de interesse sobre este tema.
As Políticas Demográficas

A estrutura etária da população de um país tem consequências na sociedade e na economia do mesmo. Algumas dessas consequências podem ser "menos boas", daí que alguns países tomem medidas para alterar essa estrutura - Políticas demográficas.
São uma série de medidas que visam incentivar a Natalidade - Políticas Natalistas - adoptadas normalmente em países desenvolvidos com a população envelhecida ou que visam diminuir a Natalidade - Políticas Anti-Natalistas - típicas em países em desenvolvimento, que apresentam elevadas taxas de natalidade e um elevado crescimento natural.

Podes ver o video seguinte sobre a política natalista da Alemanha!
Proposta de correcção da ficha de avaliação do 8.º ano

1.1 (a resposta encontra-se no artigo do dia 22 de de Janeiro)

1.2 O crescimento explosivo da população mundial registado desde 1950 tem por base a redução da mortalidade no mundo e as elevadas taxas de natalidade que ainda se registam nos países em vias de desenvolvimento. Assim, apesar da redução da natalidade nos países desenvolvidos o mesmo não acontece nos países mais pobres, onde a ajuda internacional e a melhoria na alimentação e na saúde têm conduzido a uma manutenção das elevadas taxas de natalidade. A par disso a mortalidade, devido à melhor assistência médica e à descoberta e aplicação de novos medicamentos e técnicas de saúde, tem conduzido a uma importante redução da mortalidade, o que, em conjugação com uma natalidade elevada faz com que os países pobres tenham um muito elevado Crescimento Natural.
1.3 São os países em vias de desenvolvimento (onde se regista maior crescimento natural).
2.1 a) 2.2 b) 2.3 c) 2.4 d)
3. (a resposta deve conter obrigatóriamente a fórmula, os cálculos e uma resposta)
4. A diferença registada reflecte a relação entre o número de nascimentos e a população total do país, assim, a China apesar de ter um n.º bastante elevado de nados-vivos, 17 582 000 (total), na sua relação com o n.º de habitantes faz com que apareça com um valor de taxa de natalidade muito menor (13,7%0 ), uma vez que é um país muito populoso, com 1 330 044 605 habitantes.
No caso do Afeganistão, um país com menor n.º de habitantes, apenas 32 738 376, a relação com o n.º de nascimentos dá origem a um valor elevado de taxa de natalidade (45,2%0 ), porque o número de habitantes é menor.
5.1 Nos países em vias de desenvolvimento, a taxa de natalidade, manteve-se durante muitos anos elevada, acima de 40 %0. Depois de 1900 regista-se um aumento para próximo de 50 %0, que se deve à ajuda prestada pelos países desenvolvidos no domínio da saúde e alimentação. Mais recentemente, pela década de 80, verifica-se um acentuado decréscimo, para cerca de 30 %0, motivado pela maior utilização de meio de prevenção da natalidade, como a prática de planeamento familiar ou a generalização do uso de anticoncepcionais.
Nos países desenvolvidos, a taxa de natalidade em 1860 era já menor que nos países em vias de desenvolvimento, 38%0 , apresentando uma tendência de diminuição, atingindo-se em 1900 o valor de 30 %0. Por volta de 1950 verifica-se um ligeiro aumento em consequência do fim da 2.ª Grande Guerra. Actualmente, a tendência neste grupo de países é para um aumento da taxa de natalidade ligeiro devido às ajudas e incentivos dados à natalidade em muitos países ricos.
5.2 ...países em vias de desenvolvimento; ... às sucessivas guerras, epidemias e períodos de fome; ... à diminuição da ajuda humaniária internacional; ... devido ao envelhecimento da população.
6. (assinalar o sul da Ásia e África subsariana)
7.1 Somália = país em vias de desenvolvimento / França = país desenvolvido
7.2 - maior e melhor assistência médica em França; melhor alimentação; maior segurança, com menos conflitos e guerras; melhores hábitos de higiene; acesso a água potável... (isto em França)
7.3 Porque as mulheres apresentam melhores hábitos alimentares; maior/mais regular prática desportiva; menor consumo de álcool e tabaco e desempenham actividades profissionais menos desgastantes e perigosas...